A fé em Allah como o único Deus. e esse pilar dos pilares da fé islâmica abrange: (a crença na existência de Allah, a crença no senhorio de Allah, ou seja reconhecer e afirmar completamente que Allah é o Soberano de tudo, Criador, Quem dá a vida, Quem tira a vida, Quem beneficia e Quem danifica, tudo está nas mãos Dele, E a crença na divindade de Allah, ou seja dedicar a adoração somente a Allah é o significado de “la ilaha illa Allah”. Crer que Allah é o único que merece todo tipo de adoração, externa e interna., e a crença nos nomes e atributos de Allah).
O significado da fé em Allah, exaltado seja:
É o reconhecimento total da existência de Allah, Seu Senhorio, Seu direito absoluto a ser adorado, seus nomes e Seus atributos.
1. A crença na existência de Allah
A “fitrah” que procede de Allah:
Afirmar a existência de Allah, o Altíssimo, é algo que está na natureza humana, sem que seja necessário fazer nenhum esforço para fundamentá-lo. Por isso, a maioria das pessoas reconhece a existência de Allah, apesar da diferença de religiões e ideologias.
Sentimos, do fundo de nossos corações, que Allah existe e a Ele invocamos quando temos dificuldades ou passamos por alguma calamidade. Isso se dá por causa da nossa natureza crente inata e a semente da religiosidade que Allah colocou na alma de cada pessoa, apesar de que algumas pessoas não dão a devida importância e, até mesmo, esquecem-se.
Assim, muitas vezes, escutamos ou somos testemunhas de que há súplicas que têm sido respondidas, necessitados que têm sido auxiliados ou que foram atendidas as necessidades mais urgentes, tudo isso nos indica a veracidade da existência de Allah.
As evidências da existência de Allah são demasiado numerosas para contá-las, mas, dentre elas:
- Todas as pessoas compreendem que todo ser criado tem, necessariamente, um Criador. Todas as coisas criadas que vemos devem ter um Criador que as fez, esse criador é Allah, exaltado seja – porque é impossível que algo criado não tenha um criador, como também é impossível que se houvesse criado por si mesmo, pois as coisas não se criam sozinhas. Allah disse em Seu Livro: “Acaso surgiram do nada (sem Criador) ou são eles seus próprios criadores?” (Alcorão, Tur 52:35). O significado do versículo é: já que não foram criados sem um Criador, nem criaram a si mesmos, a conclusão óbvia é que seu criador é Allah, louvado e enaltecido seja.
- Toda ordem deste universo: os céus, a terra, suas estrelas, as árvores, tudo isso indica a presença inegável de um Criador, Ele é Allah, glorificado seja: «Isto é obra de Allah, que tem disposto perfeitamente todas as coisas” (Alcorão, Naml 27:88) Os planetas e as constelações, por exemplo, seguem uma ordem estabelecida, sem rompê-la, cada astro segue sua órbita. Disse Allah: “Não é dado ao sol alterar seu curso (aparecendo a noite) e, assim, alcançar a lua; nem a noite pode adiantar-se ao dia; todos os astros circulam por suas órbitas” (Alcorão, Yasin 36: 40).
2. A crença no senhorio de Allah:
Significado da crença no senhorio de Allah:
É reconhecer e afirmar completamente que Allah é o Soberano de tudo, Criador, Mantenedor, Quem dá a vida e Quem a tira, Quem beneficia e Quem danifica, tudo está sob Seu controle, em Suas mãos está a bondade e Ele é o Todo-Poderoso, não tem sócios em Suas funções.
Allah é o único em Seus atos, por isso mesmo devemos crer:
- Que Allah é o único Criador de todo o universo, não há outro criador, assim como é dito no versículo: “Allah é o Criador de todas as coisas e Ele é Aquele que ampara” (Alcorão, Zumar, 39: 62) Por outro lado, quando o ser humano cria algo, na realidade está transformando, ou seja, fazendo-o transpor de um estágio a outro ou reunindo e montando seus elementos; mas tudo isso não é uma criação real, já que não implica em fazer existir algo que não existia e nem dar a vida ao que estava morto.
- Allah é o Mantenedor de todas as criaturas e não há outro igual. Disse Allah: “Não existe criatura na Terra que não seja Allah Quem a sustenta” (Alcorão, Hud, 11: 6).
- Allah é o Soberano de tudo, não há soberano verdadeiro exceto Ele. Disse o Altíssimo: “A Allah pertence o reino dos céus e da terra e tudo que existe entre eles; e Ele tem poder sobre todas as coisas” (Alcorão, Ma’idah, 5: 120)
- Ele tem o controle de tudo, não há ninguém que tenha o controle absoluto e completo exceto Allah. Allah disse: “Ele é Quem decreta todos os assuntos dos céus e da Terra” (Alcorão, Sajdah, 32: 5). Por outro lado, o controle que o ser humano possui em seus assuntos, sua vida, sua forma de organiza-la está limitado ao que possui e pode realizar, este controle pode ter resultados ou fracassar; mas o controle do Criador, louvado seja, não se abala por influências externas, Ele ordena e nada, nem ninguém pode impedir, tal como disse Allah, o Altíssimo: “Acaso não Lhe pertence a criação e Ele é Quem dita as ordens segundo Seu desejo?” (Alcorão, ‘Araaf, 7: 54).
A crença em que o senhorio de Allah traz paz ao coração:
- O servo reconhece, com toda certeza, que nenhuma criatura pode escapar ao que Allah decretou, porque Allah é Soberano e faz o que deseja, seguindo Sua disposição e sabedoria; que Ele é o Criador de tudo e tudo, com exceção d’Ele próprio, têm necessidades e, por isso mesmo, precisam de seu Criador; que tudo está nas mãos de Allah, não há criador, exceto Ele, nem provedor, exceto Ele e ninguém tem o controle do universo exceto Ele, não se move ou se detém um átomo, senão com Sua permissão.
- Tudo isso produz, no coração do ser humano, a dependência a Allah e só se pede qualquer necessidade a Allah, só se apoia n’Ele em quaisquer situações da vida, com paciência diante das mudanças da vida, mas com toda a tranquilidade, firmeza e persistência. Porque se foram seguidos os meios para poder chegar ao que se deseja na vida e se foi pedido a Allah, esperando, sinceramente, que houvesse ajuda para conseguir o desejado, então, seu espírito se serena e não se sente necessidade do que os demais possuem, pois se sabe que todas as coisas estão nas mãos de Allah; Ele cria, elege e faz o que quer.
3. A crença na divindade de Allah:
Significado da crença na divindade de Allah, o Altíssimo:
Crer que Allah é o único que merece todo tipo de adoração, externa e interna. Quer dizer, que se deve dedicar a Allah todos os tipos de adoração, como, por exemplo, a súplica, o temor, encomendarmos somente a Ele, o pedido de socorro, a oração, a caridade obrigatória e o jejum. Ninguém merece adoração exceto Allah, tal como é dito no versículo: “Vossa divindade é uma só, não há outra, salvo Ele, o Clemente, o Misericordioso” (Alcorão, Baqara, 2: 163).
Allah nos disse que a divindade é uma só, ou seja, que há apenas um ser adorado por direito, não é possível haver outro deus, senão Ele e ninguém deve ser adorado, exceto Ele.
A importância da crença na divindade de Allah, o Altíssimo:
Evidencia-se a importância da crença na divindade de Allah por diferentes razões:
- O objetivo pelo qual Allah criou os gênios e os humanos foi para que lhe adorassem – exclusivamente a Ele, sem nenhum parceiro – por isso, Allah disse: “Por certo que tenho criado os gênios e homens para que Me adorem” (Alcorão, Dhaariyaat, 51: 56)
- O propósito de Allah ter enviado os profetas, que a paz esteja com todos eles, e ter revelado os livros sagrados é reafirmar que Allah é o único com direito a ser adorado e que há o dever de recusar a adoração a qualquer outro que não seja Ele, como disse Allah: “Por certo que enviamos a cada comunidade um Mensageiro (para que os exortasse a) adorar a Allah e evitar o Sedutor” (Alcorão, Nahl, 16: 36).
- Que é a primeira obrigação que tem o ser humano, assim como disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), em seu conselho a Muadh Ibn Jabal (que Allah esteja satisfeito com ele), quando o enviou ao Yemen: “Certamente chegarás a um povoado da Gente do Livro. Então, a primeira coisa que tem que fazer é convidar as pessoas a testemunhar que não há outra divindade, exceto Allah (la ilaha illa Allah)” (Bukhari, 1389 e Muslim, 19). Quer dizer, convidá-los a dedicarem a Allah todos os atos de adoração.
- A crença na divindade é o verdadeiro significado de “la ilaha illa Allah” (não há divindade, exceto Allah). Porque o significado de “divindade” é “aquele que é adorado”, e posto que Allah é o único com direito a ser adorado, não se deve dedicar nenhum ato de adoração a outro.
- A crença na divindade de Allah é o resultado lógico da crença em que Allah é o Criador, o Soberano.
4. A crença nos nomes e atributos de Allah:
A crença no que Allah atribuiu para Si mesmo, que encontramos no Alcorão e na tradição de Seu Mensageiro, ou seja, nos nomes ou atributos com os quais Allah Se descreveu.
Allah possui os mais belos nomes e os atributos mais sublimes, nada, nem ninguém se assemelha em Seus nomes e atributos. Allah disse: “Nada se assemelha a Ele e Ele é Onividente, Oniouvinte” (Alcorão, Shura, 42:11). Por isso, Allah não tem comparação com nenhuma criatura em Seus nomes e atributos.
Alguns dos belos nomes de Allah, o Altíssimo:
- Disse Allah, o Altíssimo: “O Compassivo, o Misericordioso” (Alcorão, Fatiha, 1: 3).
- Disse Allah, o Altíssimo: “Allah é o Oniouvinte, Onividente” (Alcorão, Shura, 42: 11).
- Disse Allah, o Altíssimo: “Ele é o Poderoso, o Sábio” (Alcorão, Luqmaan, 31: 9).
- Disse Allah, o Altíssimo: “Allah, não há divindade, salvo Ele, o Vivente, o Eterno” (Alcorão, Baqara, 2: 255).
- Disse Allah, o Altíssimo: “Louvado seja Allah, Senhor do Universo” (Alcorão, Fatiha,1: 2).
Os frutos da crença nos nomes e atributos de Allah:
- Conhecer a Allah: crer em Seus nomes e atributos aumenta nosso conhecimento sobre Allah e, consequentemente, nossa fé n’Ele, fortalecendo nosso monoteísmo. Quem chega a conhecer os nomes e atributos divinos, então, seu coração se inunda de respeito, amor e submissão a Allah, louvado seja.
- louvar a Allah por meio de Seus belos nomes é uma das melhores formas de recordar a Allah. Allah disse: “Ó crentes! Recordai Allah constantemente” (Alcorão, Ahzaab, 33: 41).
- Pode-se pedir e suplicar a Allah por meio de Seus nomes e atributos. Allah, o Altíssimo, disse: “A Allah pertencem os nomes mais sublimes. Invocai-O, pois, através deles” (Alcorão, ‘Araaf, 7: 180). Um exemplo disso é dizer: “Ó Sustentador, conceda-me o sustento”.
O grau mais alto da fé:
A fé possui graus; diminui quando há negligência e desobediência e aumenta quando aumenta a obediência, atos de adoração e dedicação a Allah.
O grau mais alto da fé é chamado, na legislação islâmica, “ihsaan”. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) definiu ihsaan como: “… adorar a Allah como se O visses, porque se tu não O vês, saibas que Ele te vê” (Bukhari, 50 e Muslim, 8)
Recordes: quanto levantares, quando descansares, quando estiveres sério ou divertindo, recordes que Allah te observa, assim que não O desobeças, pois Ele está te vendo. Não deixes que o medo e o desespero tomem conta de ti, porque Allah está contigo. Como podes se sentir só e desamparado quando O invocas por meio da súplica e oração? Como te permites cometer desobediências tendo plena fé que Ele conhece teus assuntos privados e públicos? Se alguma vez te desviares ou te equivocares Allah te perdoará, caso voltes arrependido a Ele.
Dos frutos da crença em Allah, o Altíssimo:
- Allah Protege os crentes de tudo que é indesejável e os salva das dificuldades e conspirações inimigas, tal como disse no versículo: “Por certo que Allah defende os crentes” (Alcorão, Hajj, 22: 38).
- A fé é causa de uma boa vida, felicidade e alegria. Disse Allah: “A quem trabalhe de forma reta, seja homem ou mulher, conceder-lho-emos uma boa vida” (Alcorão, Nahl, 16: 97).
- A fé purifica as almas do desvio, assim, quem crê em Allah, o Altíssimo, entrega seus assuntos somente a Allah – porque Ele é o Senhor do universo, o Deus verdadeiro, não há outro – e não teme nenhuma criatura, nem seu coração se apega devocionalmente a nenhuma pessoa; desta forma, liberta-se das superstições.
- O maior vestígio da fé: a obtenção da complacência de Allah e a entrada no Paraíso, residência nele e obtenção da felicidade e misericórdia absoluta.
Quem é o autor?
SHEIKH. ABDULSSALAM AL MANSORI
Mestrado em Direito e Jurisprudência Comparada, Bacharelado em Estudos Islâmico e Língua Árabe, tem certificado de memorização do Alcorão Sagrado, Teólogo e Líder religioso.